Qualidade de Vida dos Professores de Academia de Ginástica da Cidade de Olinda-pernambuco
Por José Diogo Andrade dos Santos (Autor), Petrus Gantois Massa Dias dos Santos (Autor), Sarah Abrahão Gomes dos Santos (Autor), André Leite Wanderley (Autor), Gilmário Ricarte Batista (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 24, n 2, 2013.
Resumo
O objetivo do presente estudo foi identificar e comparar a qualidade de vida (QV) dos professores de educação física que atuam em academias de ginástica da cidade de Olinda, Pernambuco de acordo com características sociodemográficas, econômicas e profissionais. Participaram do estudo 62 profissionais, sendo 58,1% homens. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário com questões sociodemográficas, comportamentais e econômicas, o Whoqol-Bref e o IPAQ. Foram encontradas diferenças significativas no domínio físico na faixa etária (p= 0,04) e nos ciclos de desenvolvimento profissional (p= 0,04); no domínio psicológico nas atividades exercidas na academia (p= 0,03); e no domínio ambiental no nível de atividade física no lazer (p= 0,01). Percebe-se que os professores de educação física de academias de ginástica apresentam uma QV relativamente boa, tendo em vista os elevados valores para os domínios da QV.