Resumo

Qualidade de vida na empresa: conceitos e práticas em uso (no segmento do comércio de bens e serviços na cidade de São Paulo). Resumo: Qualidade de vida (QV) pode ser entendida como um somatório das dimensões física, emocional, social, profissional, intelectual e espiritual; que ao mesmo tempo em que estão conectadas se sobrepõem. Neste sentido, este estudo foi voltado para a esfera profissional da atuação do indivíduo, mas com um olhar sobre os programas de QV na empresa que podem influenciar diretamente esta dimensão. Os programas de QV desenvolvidos nas empresas apresentam práticas diferentes, entretanto, todos têm o mesmo objetivo: promover qualidade de vida dos trabalhadores, aumentar a produtividade e a lucratividade com a menor despesa possível. Neste contexto, a partir de um levantamento bibliográfico esta pesquisa teve a intenção de identificar e selecionar intervenções desenvolvidas nos programas de QV relacionados aos aspectos: atividade física, promoção da saúde, responsabilidade social, fadiga institucional, sofrimento organizacional e assédio moral. Num primeiro momento, tencionavase apresentar e discutir estas intervenções. Num segundo momento, objetivou-se (a) levantar quais as intervenções em QV têm sido desenvolvidas pelas empresas, (b) investigar se os gestores dos programas de QV consideravam importantes as intervenções selecionadas por este estudo para os programas que eles gerem, (c) apontar os motivos e justificativas que estes gestores responsáveis pelos programas de QV apresentavam em relação à adoção ou não adoção das práticas em QV na empresa e (d) levantar os pontos positivos e as dificuldades encontradas nos programas de QV. A pesquisa foi elaborada a partir de revisão bibliográfica temática e por meio de análise qualitativa dos dados obtidos nas entrevistas realizadas com os gestores dos programas de QV de três empresas multinacionais do segmento do comércio e serviços, localizadas na cidade de São Paulo e reconhecidas como “Melhores empresas para se trabalhar”, de acordo com instituições de pesquisa, nos anos de 2008 e 2009. Esta pesquisa levantou algumas das práticas desenvolvidas nestas empresas mostrando que embora algumas destas práticas sejam consideradas importantes pelos gestores, ainda não são implementadas por falta de reflexão sobre as mesmas dentro da cultura organizacional e sinalizou a necessidade de se investir em ferramentas de acompanhamento dos resultados sobre as ações para justificar maiores investimentos nos programas de QV existentes. Desta forma, esta pesquisa traz subsídios para a elaboração de novas concepções e propostas para a QV no cotidiano das organizações empresariais. 

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