Qualidade de Vida do Trabalhador Docente em Educação Física de Diferentes Regiões do Estado do Paraná, Brasil
Por Hudson de Resende Moreira (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor), Christi Noriko Sonoo (Autor), Jorge Both (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 22, n 2, 2011.
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar os parâmetros socioambiental (qualidade de vida no trabalho - QVT) e individual (estilo de vida - EV) da qualidade de vida do trabalhador docente em Educação Física da rede pública estadual de ensino do Paraná, considerando o endereço social (regiões domiciliares). Participaram do estudo 654 professores, sendo 355 mulheres e 299 homens. Os instrumentos de coleta dos dados foram um questionário sociodemográfico, o QVT-PEF e o PEVI. Na análise estatística utilizou-se os testes qui-quadrado, razão de verossimilhança e regressão logística multinomial. As evidências confirmam que a maioria dos professores está satisfeita com a QVT, sendo que os professores das regiões centro/sul, oeste e norte são os mais satisfeitos. Quanto ao EV, a maioria dos professores apresenta comportamento positivo, principalmente aqueles que residem nas regiões metropolitana/litoral e oeste. A integração social na comunidade escolar e o tempo equilibrado entre lazer e trabalho compreendem novos indícios do descontentamento na carreira docente do magistério público estadual.