Qualidade de Vida do Trabalhador Docente em Educação Física do Estado do Paraná, Brasil
Por Hudson de Resende Moreira (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor), Christi Noriko Sonoo (Autor), Jorge Both (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 12, n 6, 2010. Da página 435 a -
Resumo
O objetivo do estudo foi avaliar o nível de correlação entre os constructos da qualidade de vida no trabalho (QVT) e do estilo de vida (EV) dos docentes de Educação Física da rede pública estadual de ensino do Paraná. A amostra foi constituída por 654 docentes (299 professores do sexo masculino e 355 professores do sexo feminino), o que corresponde um erro amostral de 3,5%. Na coleta dos dados foi aplicado um questionário sociodemográfico, a “Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho Percebida por Professores de Educação Física do Ensino Fundamental e Médio” e “Perfil do Estilo de Vida Individual”. O teste de Qui-quadrado para grupo único e o teste de correlação de Spearman foram empregados na análise estatística dos dados. Os resultados evidenciaram que os docentes estão insatisfeitos com os salários, condições de trabalho e com o traba-lho e espaço total de vida. A maioria apresentou comportamento positivo quanto ao EV, porém os componentes nutrição, atividade física e controle do estresse apresentam grande preocupação. Constatou-se que a avaliação interna da QVT obteve índices de correlação maiores que do EV. Ao serem cruzadas as duas matrizes analíticas, observaram-se níveis fracos de correlação entre os componentes e as avaliações globais dos constructos.