Qualidade de Vida no Trabalho Percebida Por Professores de Educação Física
Por Jorge Both (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor), Carlos Augusto Fogliarini Lemos (Autor), André Luís Donegá (Autor), Marcel Henrique Kodama Pertille Ramos (Autor), Elio Carlos Petroski (Autor), Maria de Fátima da Silva Duarte (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 8, n 2, 2006. Da página 45 a -
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar a validade e a fidedignidade da “Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho Percebida por Professores de Educação Física do Ensino Fundamental e Médio” (QVT-PEF). A escala possui 34 questões distribuídas em oito dimensões. Na validação de conteúdo foram consultados 19 especialistas na área, os quais apresentaram nível de consenso superior a 70%, confirmando a matriz analítica que sustenta o instrumento. Quanto à avaliação da fidedignidade, o procedimento de teste-reteste foi aplicado com intervalo de uma semana, numa amostra com 58 professores de Educação Física, atuantes nas redes de ensino municipal, estadual e particular de Florianópolis, SC. Enquanto que a reprodutibilidade foi avaliada por meio do coeficiente de correlação de Spearman (rs), a consistência interna pelo coeficiente alfa de Cronbach, ambos com a utilização do programa estatístico SPSS for windows versão 11.0 (p<0,05). A reprodutibilidade de todas as dimensões mostrou alta correlação (rs entre 0,82-0,69), assim como 94,12% das questões apresentaram alta correlação (rs entre 0,85-0,60) e duas questões (5,88%) apresentaram correlação moderada. Quanto à consistência interna do instrumento, o valor geral encontrado do alfa de Cronbach foi elevado (0,9482), sendo que 97,06% das questões e 75% das dimensões obtiveram, no mínimo, nível razoável de consistência interna. Assim, conclui-se que o QVT-PEF apresenta níveis aceitáveis de reprodutibilidade, consistência interna e de validade de conteúdo, justificando a sua utilização em pesquisas que analisem a qualidade de vida de professores de Educação Física Escolar.