Qualidade de Vida no Trabalho de Professores de Ed. Física: Validação e Reprodutibilidade do Qvt-pef
Por Jorge Both (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor), Carlos Augusto Fogliarini Lemos (Autor), Marcel Henrique Kodama Pertille Ramos (Autor), André Luís Donegá (Autor), Elio Carlos Petroski (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Apesar de ser um tema amplamente comentado, a qualidade de vida de professores
de Educação Física tem sido pouco investigada, resultando em contradições entre a
intervenção docente e as políticas implementadas para atuação nesta área. Além
disso, na literatura consultada detecta-se a escassez de instrumentos que possam
auxiliar na avaliação da qualidade de vida no trabalho em Educação Física.Assim, o
objetivo deste estudo foi verificar a validade de conteúdo e o nível de reprodutibilidade
da "Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho Percebida por Professores
de Educação Física do Ensino Fundamental e Médio" (QVT-PEF). O instrumento
possui 34 questões distribuídas em 8 dimensões (Remuneração; Condições de
trabalho; Desenvolvimento de capacidades humanas; Crescimento e segurança;
Integração social; Constitucionalismo; Trabalho e espaço total de vida; Relevância
social). Enquanto que na validação de conteúdo foram consultados 19 especialistas
na área, na avaliação da reprodutibilidade utilizou-se o procedimento de teste-reteste,
aplicado com intervalo de uma semana, numa amostra 58 professores de Educação
Física, atuantes nas redes de ensino municipal, estadual e particular. A estabilidade
temporal dos escores foi avaliada através do coeficiente de correlação de Spearmann
(rs) e a consistência interna do instrumento foi analisada através do coeficiente alfa
de Cronbrach, ambos analisados no programa estatístico SPSS for windows versão
11.0 (p<0,05). Os resultados da validação de conteúdo revelaram que todos os
especialistas consultados apresentaram nível de consenso superior a 70%,
confirmando a matriz analítica que sustenta o instrumento. Na avaliação da
estabilidade temporal dos escores, os resultados demonstraram que todas as
dimensões obtiveram forte correlação (rs entre 0,82-0,69).Além disso, 32 questões
(94,12%) apresentaram forte correlação (rs entre 0,85-0,60) e 2 questões (5,88%)
obtiveram moderada correlação (rs de 0,55 e 0,48). Quanto à consistência interna
do instrumento, o valor encontrado do Alfa de Conbrach foi elevado (0,9482).
Conclui-se que o QVT-PEF apresenta elevada consistência interna, alto coeficiente
de estabilidade dos escores, bem como níveis aceitáveis de consenso quanto a
representatividade dos indicadores nas respectivas dimensões que compõem a matriz
analítica, justificando a sua utilização em pesquisas que analisam a qualidade de vida
de professores de Educação Física Escolar.