Quando os temas transversais/ contemporâneos pedem passagem: mais valores humanos na escola, por favor!
Por Raphaell Moreira Martins (Autor), Suraya Cristina Darido (Autor), Maria Eleni Henrique da Silva (Autor).
Parte de Teoria e prática docente: onde estamos e para onde vamos? . páginas 77 - 97
Resumo
Sabe-se que parte da área acadêmica passou a discutir algumas questões relacionadas aos problemas sociais ligados ao conhecimento dos componentes curriculares, denominando essa proposta de temas transversais. Acredita-se que é necessário discutir os valores humanos no âmbito escolar e a porta de entrada pode ser a partir desses temas. Assim, o presente escrito tem como intenção identificar as relações entre valores humanos e os temas transversais, ressaltando suas contribuições nas aulas de Educação Física Escolar. A estratégia metodológica utilizada nesse estudo bibliográfico foi elaborar uma interlocução entre alguns teóricos, o dividindo em quatro grandes temas: 1 – Valores humanos na escola; 2 – Apresentação dos Valores como potenciais conteúdos da Educação Física Escolar; 3 – Educação Moral; 4 – Temas mais que transversais. O estudo emergiu algo que precisa ser mais bem estruturado na escola, a aprendizagem dos valores humanos