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Sobre

A arte de educar, nos tempos atuais, parecer ter perdido o ar de arte conforme proposto pelos gregos passando a ter um novo sentido: desafio. Educar, inicialmente, era visto pelo viés filosófico de Aristóteles com a função da preparar o homem para viver em sociedade além do fato de que o célebre filósofo acreditava que a maior meta do homem era encontrar a felicidade e esta, por sua vez, só poderia ser conquistada através da educação. Com o passar dos séculos, a concepção de educação aristotélica perdeu espaço para o conceito de educação exclusiva, sobretudo na Idade Média, quando a educação era para poucos, já que somente os filhos dos nobres estudavam. A visão de uma educação exclusiva começou a perder força com os ideais iluministas e as revoluções do final do século XVIII e início do XIX, quando educar era dar autonomia aos ideais advindos da razão humana, tendo como foco o conhecimento e a ciência. Contudo, esta concepção racionalista que perdura até os momentos atuais têm feito com que a educação deixe, para grande parte das pessoas, de ser a meta que conduz o ato de estudar e passe a ser o meio pelo qual se atinge determinado conhecimento. Esta realidade pode ter diversos fatores que contribuem para que exista como, por exemplo, o fato de a escola, protetora e divulgadora da educação, ser ainda um espaço atrasado com relação às tecnologias que atraem crianças, jovens e adultos; ser ainda um espaço de bastante preconceito ideológico, afastandomais do que aproximando as pessoas e; ser, sobretudo, um divisor de classes sociais.

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