Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar as relações entre corpo e tempo presentes no interior das publicações oficiais do Projeto Político-Pedagógico Escola Plural, criado e implantado no interior da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RMEBH) desde 1994 até os dias de hoje. Considerando estas publicações como dispositivos que buscaram informar as práticas pedagógicas no interior da RMEBH, colocando em questão a atual organização da instituição escolar, esta pesquisa teve também os seguintes objetivos específicos: identificar as condições de possibilidade para a corporeidade dos sujeitos nas premissas norteadoras da Escola Plural; analisar a organização escolar proposta pela Escola Plural e suas repercussões nas relações corpo-tempo; identificar os pontos de convergência, tensão e contradição acerca da relação corpo-tempo presentes nas fontes estudadas; identificar os elementos de permanência e ruptura das relações corpo-tempo na Escola Plural em relação ao modelo escolar construído até então; identificar as relações corpo-tempo presentes nas práticas pedagógicas descritas pelos documentos; analisar os usos e apropriações conferidos às práticas corporais lúdicas na Escola Plural. Para a realização desta investigação foi utilizado o método de "análise de conteúdo", tendo como material empírico fundamental as publicações oficiais produzidas e/ou veiculadas pela Secretaria Municipal de Educação (SMED/BH) acerca da Escola Plural no período 1994-2001. Também incluiu o material empírico de análise os editais de concurso público para cargos de professores, e demais normatizações expedidas pela Prefeitura de Belo Horizonte e SMED/BH no referido período.

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