Quantificação da maturação de jovens nadadores a partir de dois métodos distintos e em dois momentos da temporada competitiva
Por Henrique Rocha De Pinho (Autor), Marcelo De Jesus Pereira (Autor), Rousseau Silva Da Veiga (Autor), Fabricio Boscolo Del Vecchio (Autor), Helena Pereira (Autor).
Em 47º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
A maturação é relevante no desenvolvimento e desempenho de nadadores, influenciando a força propulsiva e o arrasto. Objetivo: Quantificar a maturação de jovens nadadores a partir de dois métodos e em dois momentos da temporada competitiva. Métodos: Realizou-se estudo observacional longitudinal, com dois momentos: início da fase competitiva (momento 1) e final da fase competitiva (momento 2). Foram incluídos 10 nadadores de ambos os sexos, com idades entre 13 e 17 anos. A maturação biológica foi determinada através da escala de Tanner e por pico de velocidade do crescimento (PVC). Resultados: Na tabela 1 são apresentados dados do estágio maturacional. Observou-se que, quando a mensuração foi realizada por meio de PVC, diferença estatística foi encontrada entre sexos. Todavia, não foram encontradas diferenças entre os métodos para o sexo masculino (p = 0,35) e feminino (p = 1,0). Conclusão: A maturação biológica se apresentou de forma distinta entre os sexos nos jovens nadadores, destacando a importância de considerar o modo de medida do estágio maturacional em avaliações de desempenho esportivo.