Quantificação do Grau de Melhora da Força de Preensão Palmar em Pacientes Portadores de Hanseníase Submetidos a Neurólise dos Nervos Ulnar e Mediano: Relato de Um Caso
Por Demóstenes Moreira (Autor), Rosicler R. A. Alvarez (Autor), Renata R. Nascimento (Autor), Guilhermo Moncada (Autor), José R. Godoy (Autor), Cláudio O. A. Córdova (Autor).
Em Arquivos de Ciências da Saúde da Unipar v. 5, n 2, 2001. Da página 165 a 169
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo quantificar o grau de melhora da força de preensão palmar nos pacientes hansenianos com seqüelas da mão. Trata-se de um estudo de caso com um paciente portador de hanseníase e o instrumento utilizado na coleta de dados foi o dinamômetro Jamar® que esteve auxiliando o estudo antes e depois da neurólise dos nervos ulnar e mediano. Concluiu-se com este estudo que o dinamômetro Jamar® é um instrumento confiável e seguro para detectar a perda da força de preensão palmar de uma pessoa e, para precisão dos resultados, padroniza-se a manopla do aparelho na posição 2 (dois) e a posição do paciente, sempre alternando os membros com intervalo de um minuto para evitar fadiga muscular. A neurólise é eficaz para liberar o nervo e, após este procedimento cirúrgico, utiliza-se tala gessada no membro e, posteriormente inicia-se a reabilitação. É através da Fisioterapia que o paciente consegue maior recuperação e mobilidade do membro afetado.