Resumo

A Escola Estadual Barão do Rio Branco foi o primeiro grupo escolar de Belo Horizonte. Uma escola que apresenta uma história construída há mais de cem anos por docentes, discentes e demais membros da comunidade escolar. Em razão das mudanças ocorridas ao longo do tempo, – decorrentes do crescimento da cidade, da alternância na legislação educacional, das alterações de costumes da sociedade, etc. – a escola mudou e a organização da Educação Física também foi transformada em intenso diálogo com essas dinâmicas. Tais mudanças, aliadas à falta de materiais e espaços adequados, dificultam o desenvolvimento de determinados conteúdos de maneira satisfatória. Problemas que provocam no professorado angústia e frustração. Tais sentimentos se refletem também nos alunos, que gostariam de ter algumas vivências que esta escola não tem condições de propiciar. Nessa direção, questiono: Será que é possível desenvolver um planejamento que conte com a participação da comunidade escolar e que possibilite encontrar um equilíbrio entre o que é exigido pela legislação educacional, o que a comunidade escolar espera do componente curricular Educação Física e o que a escola nos oferece? Indo além, será que a compreensão do processo histórico dessa escola poderia ajudar a produzir respostas para essa questão? OBJETIVOS Estabelecemos como objetivo principal deste estudo construir um planejamento participativo para/com os alunos do 6º ano da Escola Estadual Barão do Rio Branco. Pretendese, ainda, apresentar à instituição aos estudantes – suas possiblidades e limitações. Estimasse, como desdobramento, que a realização deste estudo contribuirá para sensibilizar docentes e discentes sobre a relevância do patrimônio histórico.

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