Que educação física para qual Barão? Percurso inicial da construção de um planejamento participativo para/com os alunos do 6º ano da escola estadual Barão Do Rio Branco
Por Giovanni Paolo de Jesus Donadia (Autor), Cássia Danielle Monteiro Dias Lima (Autor).
Em XIII Seminário oo CEMEF / III Encontro do gtt Memórias Da Educação Física E Esportes
Resumo
A Escola Estadual Barão do Rio Branco foi o primeiro grupo escolar de Belo Horizonte. Uma escola que apresenta uma história construída há mais de cem anos por docentes, discentes e demais membros da comunidade escolar. Em razão das mudanças ocorridas ao longo do tempo, – decorrentes do crescimento da cidade, da alternância na legislação educacional, das alterações de costumes da sociedade, etc. – a escola mudou e a organização da Educação Física também foi transformada em intenso diálogo com essas dinâmicas. Tais mudanças, aliadas à falta de materiais e espaços adequados, dificultam o desenvolvimento de determinados conteúdos de maneira satisfatória. Problemas que provocam no professorado angústia e frustração. Tais sentimentos se refletem também nos alunos, que gostariam de ter algumas vivências que esta escola não tem condições de propiciar. Nessa direção, questiono: Será que é possível desenvolver um planejamento que conte com a participação da comunidade escolar e que possibilite encontrar um equilíbrio entre o que é exigido pela legislação educacional, o que a comunidade escolar espera do componente curricular Educação Física e o que a escola nos oferece? Indo além, será que a compreensão do processo histórico dessa escola poderia ajudar a produzir respostas para essa questão? OBJETIVOS Estabelecemos como objetivo principal deste estudo construir um planejamento participativo para/com os alunos do 6º ano da Escola Estadual Barão do Rio Branco. Pretendese, ainda, apresentar à instituição aos estudantes – suas possiblidades e limitações. Estimasse, como desdobramento, que a realização deste estudo contribuirá para sensibilizar docentes e discentes sobre a relevância do patrimônio histórico.