Que gestão na era digital?
Por Ana Maria Silva Santos (Autor).
Em Revista Intercontinental de Gestão Desportiva v. 13, n 3, 2023.
Resumo
Este ensaio discute a crescente adoção de tecnologias inovadoras na gestão esportiva e a complexidade da era digital. A era digital é definida como o período em que a tecnologia digital se tornou uma parte integral da sociedade e mudou a forma como as pessoas interagem, se comunicam e acedem à informação. O ensaio questiona se estamos perante uma cultura em permanente transição organizacional na gestão do desporto devido à transição da Web 2.0 para a Web 3.0 e agora para a Web 4.0. O autor propõe o termo "gestão de transição" para descrever a cultura organizacional que envolve mudanças permanentes causadas pela transição das formas digitais de produção e consumo de conteúdo desportivo, bem como a necessidade de entender o significado da inovação disruptiva e do fenómeno de uberização do desporto. O ensaio destaca as complexidades e incertezas decorrentes de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial, que pode operar de forma autónoma e suscitar preocupações sobre a relevância da humanidade na tomada de decisões sobre sua própria existência.