Quem Dita os Rumos das Publicações Científicas Originadas de Dissertações e Teses? Reflexão Para a Área da Educação Física
Por Michele Silva Sacardo (Autor), Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi (Autor).
Em Conexões v. 5, n 1, 2007. Da página 42 a 50
Resumo
Este texto tem a finalidade de apresentar alguns fatores que influenciam na trajetória das publicações científicas na área da Educação Física desde o momento em que ela deixa de ser literatura cinzenta (dissertações e teses) e se transforma em conhecimento público certificado pelos pares e divulgado como artigos científicos, livros e capítulos de livros. Entre estes fatores estão: o papel do pesquisador na produção do conhecimento, o “interesse” e as “disputas” no campo científico e, a avaliação da Pós-Graduação brasileira conduzida pela CAPES que possui notória influência no processo que norteia a produção científica desenvolvida nos programas de Pós-Graduação brasileiros. Palavras-Chave: Publicações científica; Dissertações e teses; Produção do conhecimento; Educação Física.