Questionando a Masculinidade Hegemônica a Partir do Caçadrez: Uma Boa Prática Educativa no Ensino Médio?
Por Weslei da Mota (Autor), João Pedro Lezan (Autor).
Resumo
Partindo de um relato de experiência, este trabalho propõe apresentar o jogo “Caçadrez” como uma boa prática educativa, podendo ser utilizada como forma de abordar as relações de gênero excludentes estabelecidas entre os alunos e alunas nas aulas de Educação Física. A atividade em questão foi realizada com turmas do 2º e 3º ano do Ensino Médio, em um colégio da Rede Estadual de Ensino do Paraná, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no mês de março de 2017. Consideramos o “Caçadrez” uma excelente forma pedagógica de abordar, de maneira crítica, os comportamentos e discursos que auxiliam na construção e reafirmação da masculinidade hegemônica, constituindo- -se assim como uma boa prática educativa em busca da humanização das relações sociais.