Questionando a Masculinidade Hegemônica a Partir do Caçadrez: Uma Boa Prática Educativa no Ensino Médio?

Por: João Pedro Lezan e Weslei da Mota.

Cadernos de Formação RBCE - v.9 - n.2 - 2018

Send to Kindle


.Resumo

Partindo de um relato de experiência, este trabalho propõe apresentar o jogo “Caçadrez” como uma boa prática educativa, podendo ser utilizada como forma de abordar as relações de gênero excludentes estabelecidas entre os alunos e alunas nas aulas de Educação Física. A atividade em questão foi realizada com turmas do 2º e 3º ano do Ensino Médio, em um colégio da Rede Estadual de Ensino do Paraná, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no mês de março de 2017. Consideramos o “Caçadrez” uma excelente forma pedagógica de abordar, de maneira crítica, os comportamentos e discursos que auxiliam na construção e reafirmação da masculinidade hegemônica, constituindo- -se assim como uma boa prática educativa em busca da humanização das relações sociais.

Endereço: http://oldarchive.rbceonline.org.br/index.php/cadernos/article/view/2336

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.