Questionário de Prontidão Para o Esporte com Foco nas Lesões Musculoesqueléticas

Por: Adriano Percival Calderano Calvo, Arnaldo José Hernandez, Christianne de Faria Coelho, Fabricio César, José Antonio da Silveira Júnior e Mariano Martínez Espinosa.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.22 - n.5 - 2016

Send to Kindle


.Resumo

As lesões esportivas são desordens que têm grande impacto no desempenho do atleta. Objetivo: Desenvolver e validar um questionário de pré-participação em esportes que identifique atletas com fatores de risco ou probabilidade de lesão musculoesquelética, a fim de selecioná-los para avaliação médica especializada. Métodos: Utilizou-se a técnica Delphi, que consiste em reunir informações e chegar a um consenso de especialistas sobre um tema não encontrado na literatura pertinente. A versão inicial do questionário de prontidão para o esporte com foco nas lesões musculoesqueléticas (MIR-Q) foi embasada na experiência do pesquisador nas áreas de ortopedia/traumatologia esportiva e medicina do exercício e do esporte (MEE) e amparada por referenciais teóricos

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v22n5/1517-8692-rbme-22-05-00361.pdf

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.