Questionário Nutricional Simplificado de Apetite (qnsa) Para Uso em Programas de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica
Por Sabrina Weiss Sties (Autor), Ana Inês Gonzáles (Autor), Maick da Silveira Viana (Autor), Ricardo Brandt (Autor), Renata Labronici Bertin (Autor), Ricardo Goldfeder (Autor), Anderson Zampier Ulbrich (Autor), Alexandro Andrade (Autor), Tales de Carvalho (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 18, n 5, 2012.
Resumo
O presente estudo teve por objetivo traduzir e validar para a língua portuguesa o Questionário Nutricional Simplificado de Apetite (QNSA), verificando sua clareza e validade para participantes de programa de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica (RCPM). Cento e quarenta e seis indivíduos foram entrevistados, sendo 79 homens, com média de idade de 63 anos (± 10) e 67 mulheres, com média de 66 anos (± 11). A análise descritiva foi apresentada em média, desvio padrão e frequência. A consistência interna da escala foi avaliada por meio do coeficiente alfa de Cronbach e a análise fatorial pelo método de extração de análise dos componentes principais utilizando os critérios de Kaiser (autovalores > 1). Todas as questões do instrumento apresentaram resultados positivos em relação à clareza. Os itens do questionário apresentaram carga fatorial superior a 0,40, com variação de 0,40 a 0,81. Com exceção da questão relacionada com a quantidade de refeições diárias, todas as demais apresentaram alta correlação com o escore total da versão brasileira do instrumento. No que se refere à análise de consistência interna, obteve-se resultado de 0,61. A versão brasileira do QNSA demonstrou ser válida para aplicação em participantes de programa de RCPM, constituindo-se em uma importante ferramenta na avaliação do apetite nessa população.