Resumo
O presente estudo buscou reconstruir as raízes históricas da Ginástica e sua trajetória na cidade de Joinville-SC, no período que compreende a história da antiga colônia Dona Francisca, onde aportaram os primeiros imigrantes europeus em meados do século XIX até a sua estruturação na Escola Superior de Educação Física e Desportos de Joinville, na década de 1970 do século seguinte. Devido a escassez de bibliografia existente sobre este tema, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, qualitativa, aliando entrevistas, depoimentos e fontes iconográficas (desenhos e fotografias). No decorrer deste trabalho entende-se que as relações étnicas, os valores sociais, religiosos e educacionais e a luta pela preservação da cultura, ao ser melhor compreendido, venha auxiliar na construção de novas perspectivas de ensino da disciplina Ginástica no curso de Educação Física da UNIVILLE na cidade de Joinville-SC. Posteriormente, situou-se a disciplina Ginástica no contexto brasileiro e regional, enquanto prática corporal, divulgando seus primeiros professores, analisando os primeiros materiais e primeiras experiências pedagógicas. Nesta perspectiva, encontra-se respostas para a compreensão da Ginástica que se estende como articuladora de uma nova visão e postura da prática corporal existente no Brasil e de resgate da identidade étnica e cultural em Joinville-SC. Reconhece-se que com estas orientações, um caminho fique mais apropriado em (re)significar a Ginástica, discutindo suas possibilidades de desenvolvimento de ensino nas instituições escolares.