Integra

Introdução: A espasticidade é uma condição incapacitante decorrente de lesões do sistema nervoso central e está associada com aumento de tônus muscular e diminuição de força. Tal condição pode gerar desequilíbrios entre musculaturas antagonistas, afetando o balanço normal articular podendo estar associado a alterações na arquitetura muscular.

Objetivo: comparar as razões de torque (RT) e arquitetura muscular entre os flexores plantares (FP) e dorsais (FD) em um indivíduo com espasticidade.

Materiais e métodos: participou do estudo um indivíduo do sexo feminino hemiparético com espasticidade no membro inferior esquerdo. Para o cálculo das RT foi obtido o torque isocinético máximo a 60°/s. O torque máximo dos dorsiflexores foi dividido pelo torque máximo dos plantiflexores. A arquitetura muscular de repouso do gastrocnêmio medial (GM) foi obtida em 0° e do tibial anterior (TA) em 30° de plantiflexão por ultra-sonografia. O tornozelo espástico foi comparado com o saudável.

Resultados: houve um aumento da RT no membro espástico enquanto no membro saudável a RT se aproximou de valores normativos. Foi encontrado um maior comprimento de fascículo (CF) com maior espessura muscular (EM) e menor ângulo de penação (AP) do músculo TA no membro espástico quando comparado ao mesmo músculo no membro saudável. Para o GM, foi encontrado menor CF com maior EM e maior AP no membro com espasticidade quando comparados ao mesmo músculo no membro saudável.

Discussão: o aumento da RT parece estar associado ao aumento do CF do TA e redução no GM. O aumento do fascículo do TA deixa o músculo mais rápido, permitindo uma maior produção de força a maiores velocidades, enquanto o inverso ocorre no GM.

Conclusão: A espasticidade produz alterações na arquitetura dos músculos que atuam sobre o tornozelo, e que parecem ser responsáveis pelo aumento no desequilíbrio muscular observado na maior razão encontrada no membro espástico.

E-mail do apresentador: carolpieta@yahoo.com.br