Resumo

Introdução: O artigo apresenta a fase de formação inicial acadêmica e o desenvolvimento pessoal e profissional percebidos por estudantes de Educação Física. Objetivo: apresentar perspectivas de realização profissional de potenciais futuros professores a partir da relação entre a formação inicial e suas experiências com a escola. Métodos: É um estudo qualitativo em nível exploratório-descritivo, desenvolvido com licenciandos do último período do curso de Educação Física Licenciatura de uma instituição privada do Estado do Paraná. Na coleta de dados foi utilizado questionário formulado a partir dos objetivos da pesquisa e tratado com análise de conteúdo. Resultados: os principais resultados indicam, o desejo de realização pessoal e profissional e de continuidade na profissão, embora explícito pensamento em optar por outra profissão. Emergem como demandas do contexto docente, atenção e melhorias nas condições para o exercício profissional, aprofundamento de estudos sobre adversidades na escola, maior reconhecimento profissional e valorização social dos professores e aumento de oportunidades de vínculo estável no trabalho. Conclusão: sugerimos melhorias no contexto sócio-político da Educação, como mais investimentos na formação inicial, principalmente em processos de intervenções preventivas sobre possíveis fatores indutores de mal-estar docente, assim como a otimização de experiências positivas da profissão docente como forma de potencializar recursos cognitivos e sócio afetivos.

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