Realizar o exercício de flexão plantar com os joelhos estendidos ou flexionados induz hipertrofia seletiva dos músculos que compõem o tríceps sural?
Por Witalo Kassiano (Autor), Bruna Costa (Autor), Gabriel Kunevaliki (Autor), Marcelo A. S. Carneiro (Autor), Natã Stavinski (Autor), Felipe Lisboa (Autor), Luis Alves (Autor), Ian Tricoli (Autor), Jarlisson Francsuel (Autor), Edilson Serpeloni Cyrino (Autor), Edilson Serpeloni Cyrino (Autor).
Em IX Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício - CONBRAMENE
Resumo
O tríceps sural é composto pelos músculos gastrocnêmio medial (GM), gastrocnêmio lateral (GL) e sóleo (SOL), sendo que os dois primeiros são biarticulares e o último é monoarticular1 . Devido, principalmente, a essa característica anatômica, GM e GL são teoricamente mais estimulados em exercícios de flexão plantar com joelho estendido (J-EST) e menos em exercícios de flexão plantar com joelho flexionado (J-FLEX), enquanto o SOL passa a ser o principal músculo a produzir força e ser estimulado com J-FLEX. Por conta disso, variações de exercícios de flexão plantar com J-EST e J-FLEX são comumente prescritas com objetivo de induzir hipertrofia seletiva dos músculos que compõem o tríceps sural