Reatividade da Aorta Torácica em Pacientes Obesos Submetidos Ao Exercício Aeróbico
Por Peng Xi (Autor), Yinuo Zhao (Autor), Qiang Gao (Autor), Wei Sun (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 28, n 5, 2022.
Resumo
Introdução:
O exercício aeróbico pode melhorar a função do sistema circulatório cardiovascular, reduzindo a morbidade e mortalidade de doenças cardiovasculares estimulando a produção de autoproteções endógenas. A ativação de canais de potássio nas células musculares lisas vasculares pode causar vasodilatação e aumentar o fluxo sanguíneo, diminuindo a pressão sanguínea. Há uma sensível a concentração de ATP intracelular e ADP dentre a variedade de canais de potássio distribuídos em células musculares lisas vasculares, que variam principalmente durante a atividade física aeróbica.
Objetivo:
Explorar o efeito do exercício aeróbico na reatividade vascular da aorta torácica em pacientes com obesidade e hiperlipidemia.
Métodos:
Estudo randomizado controlado em vinte ratos Wistar machos de 250g e 2 meses de idade. O grupo controle permaneceu sob repouso enquanto o experimental realizava exercícios aeróbicos em esteira com velocidade crescente durante 8 semanas. Os ratos foram dissecados e seus vasos sanguíneos estimulados com drogas vasoconstritoras e dilatadoras em solução tampão. A observação das alterações vasculares foi mensurada sob tensionamento controlado.
Resultados:
O bloqueio dos canais KATP no músculo liso vascular causou contração tônica das células musculares lisas vasculares e aumento da pressão arterial.
Conclusão:
Exercícios aeróbicos regulares de longo prazo podem induzir alterações na função vascular da aorta torácica e reatividade do músculo liso vascular em ratos. O exercício aeróbico também pode melhorar significativamente a atividade dos canais KATP. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.