Rebelar e esperançar: por uma educação física antirracista

Por Katia Regina de Sá (Autor).

Parte de Educação física no ensino médio: resistências e transgressões na prática político-pedagógica nos institutos federais . páginas 58 - 76

Resumo

O ensino médio integrado (EMI) pode assumir diferentes significados a depender do ponto de vista do observador. Do ponto de vista economicista pode significar formação para o mercado de trabalho. Este olhar reducionista não me interessa, pois as juventudes que passam pelos Institutos Federais e pelas demais instituições que oferecem o EMI têm o direito a uma formação que contemple as variadas dimensões da formação humana. Além da formação profissional, o EMI tem a responsabilidade de cumprir a última etapa da Educação Básica, cuja finalidade é “desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”, conforme determina o Art. 22 da Lei 9394/1996 (BRASIL, 1996). O currículo do EMI não pode ser reduzido à formação de mão de obra.