Recomendações Para a Avaliação e Prescrição de Treino da Força em Indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental: Revisão Narrativa
Por Miguel Jacinto (Autor), Diogo Monteiro (Autor), Rafael Oliveira (Autor), João Brito (Autor), Anabela Vitorino (Autor).
Resumo
Existem diversos benefícios através da realização de programas de exercício físico (EF) em indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID), no entanto a literatura apresenta uma escassez na implementação e um reduzido número de estudos com metodologias e tipos de treino muito diversos. Intervenções de curto prazo, número reduzido de estudos longitudinais, lacunas metodológicas e métodos de treino inapropriados, dificultam conclusões mais explícitas e consensuais ao nível da prescrição e dos seus resultados. Contudo, os programas de EF, em particular, o treino da força (TF) que tem sido associado à diminuição do risco de aparecimento de doenças cardiovasculares e metabólicas, pode ser uma mais-valia para o indivíduo com DID, atendendo à prevalência de diversas comorbilidades, nomeadamente hipertensão, colesterol e diabetes tipo II. O presente estudo tem por objetivo identificar os aspetos fundamentais e estruturantes para a prescrição de TF, nomeadamente os métodos de avaliação, intensidade, duração, frequência, exercícios adequados e a sua relação com os resultados, através da metodologia com recurso à revisão narrativa, partindo da caracterização de vários programas de TF implementados em indivíduos com DID. Os resultados são apresentados sob a forma de recomendações para a avaliação e prescrição de programas de TF, na população com DID.