Resumo

Introdução: O ano de 2020 ficará para sempre marcado na história mundial em função da pandemia da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) e suas diversas repercussões. Neste contexto, manter níveis regulares de exercício físico durante o período da pandemia pode melhorar a defesa imunológica, auxiliando corpo e mente. A imunidade é um fator de proteção importante contra a COVID-19, especialmente, em grupos que potencialmente possuem maior risco, como por exemplo, as pessoas vivendo com HIV (PVHIV). Entretanto, em função das grandes restrições sociais impostas por diferentes governos, a prescrição e realização de exercícios físicos sem sair de casa tornou-se um grande desafio. O isolamento social pode aumentar drasticamente os sentimentos de exclusão e solidão durante o período da pandemia, podendo agravar o estado de saúde das PVHIV que já vivem com estigma e preconceito.

Objetivo: Este comentário se propõe a oferecer informações e recomendações práticas acerca dos exercícios físicos para PVHIV, durante a pandemia da COVID-19.

Conclusão: Destaca-se a importância das PVHIV permanecerem fisicamente ativas durante a pandemia da COVID-19, mantendo um bom nível de condicionamento físico capaz de fortalecer o sistema imunológico, sem deixar de tomar cuidados especiais para que tais exercícios não sejam realizados com sobrecarga exagerada, a fim de promover a saúde e de se evitarem efeitos negativos sobre sua saúde e qualidade de vida., sendo assim prejudiciais em alguma medida.

Acessar