Reconfigurar e Renovar a Formação Inicial e as Práticas em Educação Física: Ensaio Curricular de Andebol Estruturado em Modelos de Ensino Centrados no Aluno
Por Luísa Estriga (Autor), Mariana Cunha (Autor), António Ferreira (Autor), Daniela Azevedo (Autor), Amândio Braga dos Santos Graça (Autor), Paula Batista (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O objetivo deste estudo é contribuir para a melhoria da formação em contexto de estágio e simultaneamente renovar as práticas em Educação Física, concretamente do ensino de andebol. Neste intuito o desenho metodológico é de investigação-ação, com metodologias de ensino-aprendizagem centradas no aluno – modelo de competências (Mush et al., 2002). Os participantes são alunos de uma turma do nono ano de escolaridade, de uma escola do grande Porto, sob a responsabilidade de uma estudantes estagiária da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto do ano letivo 2015/16, supervisionada por uma professor cooperante. O ensaio curricular foi concebido, elaborado e operacionalizado com a colaboração de uma docente especialista em andebol, um estudante de doutoramento da área, a supervisora da faculdade, e a coordenadora da unidade curricular de estágio profissional. A imagem e a instrução (gravação em vídeo e áudio das aulas), a intensidade do esforço (acelerómetros e cardiofrequencímetros) e as percepções (diário da estagiária e entrevistas aos alunos) são os meios de recolha utilizados. O desafio inicial foi empoderar a estudante-estagiária de conhecimento do conteúdo e capacidade de detetar os problemas concretos dos alunos no decurso da unidade. Os alunos de Educação Física revelaram um elevado nível de envolvimento desde o primeiro momento. É expectável a capacitação da estudante-estagiária ao nível pedagógico, bem como a aprendizagem dos alunos na componente motora, cultura desportiva, responsabilidade e autonomia.