Resumo

Devido à ampliação das áreas de atuação do profissional de Educação Física, o professor atua em vários campos, cada qual com sentidos diversos e currículos diferentes. O entendimento sobre o campo do lazer é fundamental com relação à recreação, na tentativa de compreender, em seus vários aspectos, as atividades que ali são desenvolvidas. As atividades recreativas são oportunidades privilegiadas, porque são geradas criativa e espontaneamente, a partir da tomada de contato com o outro, da percepção e reflexão sobre as pessoas e a realidade nas quais estão inseridas. Diante da diversificação do campo de atuação da educação física o objetivo deste trabalho é relatar uma experiência com recreação, ginástica e o lazer aplicados em navios de cruzeiro, um mercado forte e crescente de possibilidades para esse profissional. Nesse estudo desenvolvemos uma metodologia composta a partir da experiência de aproximadamente 3 anos em navios de cruzeiro, atuando com recreação para crianças de 3 a 11 anos de idade. No seio de praticamente todas as atividades desenvolvidas, estavam os elementos da ginástica, que proporciona uma grande vivencia corporal para os seus praticantes Ao utilizar-se dos movimentos constitutivos destas modalidades, não se está preocupado com a perfeição da técnica, com o resultado a ser atingido ou com o cumprimento de suas regras, mas sim em facilitar a sua apropriação. Entre as diferentes formas de atividades, a ginástica abraça a totalidade do ser, ultrapassando as melhorias aparentemente motoras, associando-se aos desenvolvimentos cognitivos, afetivos e sociais. Este relato visa contribuir com a comunidade acadêmica, a partir da exposição de experiências que possam dar subsídios para aqueles profissionais que atuem neste campo e também para abrir caminhos para que os pesquisadores vejam a necessidade de trabalhos nessa área, devido a sua escassez, despertando um interesse de estudos mais aprofundados. 

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