Recreio Divertido: Espaço Para Interação e Aprendizados
Por Karine dos Anjos Santos (Autor), Hericles da Rosa Matos (Autor), Luís Henrique Calazans dos Santos (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O presente texto é um relato de experiência, ao qual os alunos do Pibid-Educação Física/UFS executaram uma ação pedagógica durante o espaço-tempo do recreio. Devido ao alto índice de violência durante o recreio surgiu a necessidade de uma intervenção/reflexão sobre o recreio nessa escola, denominado Recreio Divertido, direcionando atividades lúdicas que favorecessem a socialização entre os alunos na tentativa de reduzir o índice de violência na dimensão do recreio. “Possivelmente as brincadeiras recreativas e jogos podem contribuir para melhorar a socialização ou civilidade entre os alunos, e deste modo diminuir as brigas, principalmente durante o tempo de recreio. ” (SOUZA, 2016, p.5) O recreio é um tempo construído historicamente a partir da reformulação do cotidiano da escola no qual os alunos descansam das aulas, mas por outro lado gasta a energia acumulada, que dificulta a concentração. O recreio é fundamental para vida do aluno. Conforme Barros (2012), independente da duração, pois é nele que o aluno tem experiências positivas e negativas que são fatores importantes para construção da personalidade dos estudantes. Ele deve proporcionar ao aluno situações ou circunstância que “crie” um Ser autônomo capaz de fazer escolhas e refletir sobre elas.