Recreio Escolar: Espaço/tempo de Controle ou Liberdade?
Por Simone Rechia (Autor), Daniella Tschöke Santana (Autor), Gabriela Cardoso Machado (Autor).
Resumo
O recreio (também chamado intervalo) é um momento muito valorizado e aguardado pela maioria dos alunos na escola e, pouco valorizado e até problemático pela gestão escolar. Diante dessa problemática, partimos do pressuposto que esse tempo/espaço para além do simples descanso ou liberação das energias, é um momento importantíssimo de aprendizado que merece mais atenção dos educadores. A!rmamos isso, ao observamos que hoje o brincar das crianças na cidade está cada vez mais limitado por uma série de fatores como a violência, redução de espaços de lazer no meio urbano, insegurança, limitação de tempo dos pais, dentre vários outros elementos. Segundo Rechia e Tschöke (2012, p.264)1 “a escola passou a ser, na sociedade moderna, um dos espaços privilegiados para que as crianças possam experienciar a dimensão lúdica”. Sendo assim, as escolas precisam atentar para o fato de que o recreio é um tempo de extrema importância, não só para a garantia do direito de brincar das crianças, mas também na sua vivência de lazer2, também constituído com um potencial educativo muito signi!cativo.