Recreios ativos como estratégia de intervenção para melhorar o nível de atividade física e aptidão física em crianças: Uma revisão sistemática
Por Jorge Olivares-Arancibia (Autor), Fernanda Beatriz Henriquez Maquehue (Autor).
Em XV Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
Diversas instituições têm estabelecido diretrizes de saúde com enfoque na população escolar. Entretanto, muitas crianças e adolescentes não cumprem as recomendações internacionais de atividade física de intensidade moderada a vigorosa. Nesse contexto, a jornada escolar e, especificamente, os recreios ativos constituem uma estratégia de elevada viabilidade para incrementar os níveis de atividade física e otimizar a saúde dos escolares. OBJETIVO: Determinar se a implementação de recreios ativos melhora a aptidão cardiorrespiratória e aumenta os níveis de atividade física moderada a vigorosa em crianças em idade escolar. MÉTODOS: Conduziu-se uma revisão sistemática contemplando todos os artigos publicados até o momento (agosto de 2025), mediante consulta às bases de dados PubMed, Web of Science, Scopus, BIREME, Embase, SportDiscus e ScienceDirect. Empregaram-se os seguintes descritores: "children" OR "adolescent" OR recess OR "active break" OR "active breaks" OR "playground" OR "playtime" OR "active recreation" OR "organized recess" AND schools. Todas as etapas foram conduzidas conforme as diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). RESULTADOS: A estratégia de busca identificou 11.773 estudos, dos quais 62 investigações preencheram os critérios de elegibilidade, demonstrando que distintas intervenções de recreio ativo promove melhorias na resistência cardiovascular, bem como o aumento do tempo gasto em níveis de atividade física em crianças em idade escolar.