Recuperação de Fotografias de Agremiações Futebolísticas Profissionais de Santa Maria - Rs Através de Sistema Gerenciador de Conteúdo

Por: Alexander Rossatto Tittelmeyer.

2012 24/08/2012

Send to Kindle


Resumo

A presente dissertação de Mestrado apresenta uma proposição de resgate histórico das agremiações futebolísticas profissionais de Santa Maria-RS através do Patrimônio Cultural e da utilização de imagens, na composição de um sistema gerenciador de conteúdo de base wiki que remete à história dos clubes. O intento é a demonstração de construção de um trabalho conjunto do Patrimônio Cultural em si, além de temas como História, Memória, Difusão em Arquivos e Fotografia, além da Informática, com aspectos ligados a entidades esportivas de cunho futebolístico, demonstrando a importância e relevância da conjugação de temas aparentemente dissociáveis e ainda não estudados profundamente, pelo menos no que condiz à realidade local do município de Santa Maria-RS. A pesquisa demonstra um resgate da memória institucional das agremiações esportivas em questão, sua organização e recuperação, como forma de ressaltar o surgimento de um campo de trabalho ligado à área esportiva. O trabalho está dividido em capítulos, os quais tratam da Difusão em Arquivos, da História, do Patrimônio Cultural, da Memória, da Fotografia e o Uso de Imagens. Partes complementares da pesquisa tratam exclusivamente do Futebol e da sua História, divididos em nível nacional, regional e municipal, demonstrando a relevância e significância do tema em diversos aspectos, como o caráter sociológico e cultural, entre outros. Para tal, buscou-se a elaboração de um instrumento eletrônico de caracterização da história dos clubes através de imagens e complementações sob forma de uma enciclopédia virtual, na busca de soluções práticas que atendam às necessidades do usuário em relação ao universo do futebol local.

Endereço: http://www.ufsm.br/tede

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.