Rede Colaborativa

Parte de Diretrizes e Recomendações Para Pessoas com Deficiência Que Participam de Programas e Projetos Esportivos: Programa Desafio Rotina Saudável . páginas 66

Resumo

Vivemos um mundo recheado de incertezas e insegurança. A descoberta do novo corona vírus no final de 2019, revelou o potencial do vírus de promover infecções respiratórias e espalhou uma grave crise sanitária por todo mundo. Seu rápido contágio e disseminação obrigou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a decretar Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, em 30 de janeiro de 2020 e Pandemia no 67 dia 11 de março de 202039, 40 a rotina da população mundial sofreu uma enorme transformação. Na perspectiva de evitar a rápida disseminação medidas restritivas foram impostas. Alguns países conseguiram adotar estratégias no combate a pandemia. Outros tiveram dificuldades de conscientizar a população e de adotar medidas que evitassem sobrecarregar o sistema de saúde em caso de um contágio em massa.

Inédito na história do esporte a interrupção de treinamentos, cancelamento de competições nacionais e internacionais só tinha ocorrido por divergências políticas que culminaram em guerras como em 1916 (Berlin), 1940 (Tóquio) e 1944 (Londres) inviabilizando realização dos Jogos Olímpicos41. A barreira sanitária imposta para proteção das pessoas está baseada na utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), como máscaras e luvas. E como gerenciar um ambiente que precisa estar limpo e desinfetado diariamente? Como manter cuidados médicos, clínicos e tratamentos rotineiros? Esta descontinuidade em pacientes que apresentam um quadro mais grave gera apreensão tanto para família como para os responsáveis pelas atividades onde ela está inserida (programas e projetos esportivos)