Resumo

O banco de dados permite construir reflexões sobre a RNT, entre elas, destacamos a ideia de que as diferentes instituições agem de forma determinante nas diferentes fases da formação do atleta, no caso específico do atletismo. Outra análise se refere ao fato de que algumas instituições, tradicionalmente, assumem funções específicas na detecção, incentivo e investimento em atletas de rendimento. A inter-relação estabelecida por Houlihan e Green (2008) entre os três eixos norteadores é fundamental para o desenvolvimento do esporte de rendimento.

REFERÊNCIAS 

CAREGNATO, A. F. O Desenvolvimento do atletismo no Brasil a partir da perspectiva de agentes participantes do alto rendimento: gestores, treinadores, atletas e ex-atletas. Universidade Federal do Paraná; Curitiba-Pr, 2018 (Tese de Doutorado). De BOSSCHER, V. Explaining international sporting success: an international comparison of elite sport systems and policies in six countries. Sports Management Review. 2009. GONÇALVES, C. E. B; RAMA, L. M. L; FIGUEIREDO, A. B. Talent identification and specialization in sport: an overview of some unanswered questions. International Journal of Sports Physiology and Performance, 2012. HOULIAN, B; GREEN, M. Comparative elite Sport development: systems, structures and public policy. Oxford: Elsevier, 2008. OAKLEY, B; GREEN, M. The production of Olympic champions: International perspectives on elite sport development systems. European Journal for Sport Management, 8(Special Issue), 83–102, 2001. SOTIRIADU, K; SHILBURY, D. Australian elite athlete development: an organizational perspective. Sport Management Review, v. 12, n. 3, p. 137–148, 2009.

Tanto no âmbito esportivo quanto em outras áreas das ciências, a palavra “rede” traz consigo a ideia de interligar estruturas já existentes. No caso do esporte, está relacionada a integrar e aprimorar a capacitação de gestores, técnicos e atletas, bem como subsídios financeiros; enfim, nos remete à ideia de que diferentes fatores fundamentais do desenvolvimento esportivo podem ser interligados com qualidade e racionalidade. No âmbito acadêmico, há uma busca incessante para se alcançar esse objetivo, ao se criar modelos envolvendo diversos fatores que possam influenciar positivamente as redes de treinamentos esportivos e formação de atletas (SOTIRIADU; SHILBURY, 2009; OAKLEY; GREEN, 2001; DE BOSSCHER, 2009; GONÇALVES; RAMA; FIGUEIREDO, 2012).

Acessar