Redes Estratégicas, Ambiente Institucional e Desempenho Esportivo
Por Van Rodrigo Rizzo Dias (Autor), George Bedinelli Ross (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 2, n 2, 2017.
Resumo
O objetivo desta pesquisa é identificar os principais fatores para a internacionalização de equipes de futebol por meio de redes estratégicas e visão institucional. A razão para a escolha de equipes de futebol é devido à escassez de publicações acadêmicas e científicas quanto a esportes em geral e, em especial, ao futebol, que é considerado um esporte global, pois todos os países do globo o praticam e, com isso, apresenta a maior audiência mundial, como se pode constatar com a audiência da última Copa do Mundo. Assim, aborda-se equipes de futebol como um tipo de negócio que movimenta bilhões de dólares em todas as suas ramificações como empresas de artigos esportivos, meios de comunicação e alimentação dentre outras. Nesse sentido, além da importância do esporte do ponto de vista econômico tem-se o social e o cultural. Por conseguinte, a revisão da literatura adotada teve por foco a que revela parcerias entre equipes de futebol e empresas relacionadas, neste caso, a de redes estratégicas que revela que os laços e conexões e acesso ou aquisições de recursos valorosos, inimitáveis, raros e organizacionais, corridas de aprendizado (learning races) e ser um líder ou ocupar uma posição importante em uma rede são os principais fatores para a formação da rede para alcançar a internacionalização da empresa. Para atender ao objetivo foi adotada a pesquisa qualitativa por meio do método de estudo de caso único e coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com quinze entrevistados-chave a fim de garantir a saturação por códigos, artigos de jornais e documentos da empresa investigada no site da mesma com intuito de atender aos quesitos de validação por meio da triangulação de dados. Para a análise de dados fez-se uso de análise de conteúdo tipo semântica. Os principais achados revelam que a capacidade de aquisição de recursos de valor, raros e inimitáveis, o tamanho da organização, a reputação da marca e o ambiente institucional são fatores relevantes para a internacionalização de uma empresa por meio de redes estratégicas