Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar os principais fatores para a internacionalização de equipes de futebol por meio de  redes estratégicas e visão institucional. A razão para a escolha de equipes de futebol é devido à escassez de publicações  acadêmicas e científicas quanto a esportes em geral e, em especial, ao futebol, que é considerado um esporte global, pois  todos os países do globo  o praticam e,  com isso,  apresenta a  maior audiência  mundial, como  se  pode  constatar com  a  audiência  da  última  Copa  do  Mundo.  Assim,  aborda-se  equipes  de  futebol  como  um  tipo  de  negócio  que  movimenta  bilhões  de  dólares  em  todas  as  suas  ramificações  como  empresas  de  artigos  esportivos,  meios  de  comunicação  e  alimentação dentre outras. Nesse sentido, além da importância do esporte do ponto de vista econômico tem-se o social e  o cultural. Por conseguinte, a revisão da literatura adotada teve por foco a que revela parcerias entre equipes de futebol e  empresas relacionadas, neste caso, a de redes estratégicas que revela que os laços e conexões e acesso ou aquisições de  recursos valorosos, inimitáveis, raros e organizacionais, corridas de aprendizado (learning races) e ser um líder ou ocupar  uma posição importante em uma rede são os principais fatores para a formação da rede para alcançar a internacionalização  da empresa. Para atender ao objetivo foi adotada a pesquisa qualitativa por meio do método de estudo de caso único e  coleta de dados realizada por meio de entrevistas  semiestruturadas com quinze entrevistados-chave a  fim de garantir a  saturação por códigos, artigos de jornais e documentos da empresa investigada no site da mesma com intuito de atender  aos quesitos de validação por meio da triangulação de dados. Para a análise de dados fez-se uso de análise de conteúdo  tipo semântica. Os principais achados revelam que a capacidade de aquisição de recursos de valor, raros e inimitáveis, o  tamanho da organização, a reputação da marca e o ambiente institucional são fatores relevantes para a internacionalização  de  uma  empresa  por  meio  de  redes  estratégicas

Acessar