Resumo

Investigamos a correlação entre teoria e prática a partir da observação participante em laboratórios da pesquisa de mestrado “Revisitando o corpo: um estudo das interfaces entre respiração, interpretação e criação em dança”. Buscamos  investigar as relações do movimento com a respiração, não somente em sua função fisiológica , mas  tendo como eixo principal a análise de  contribuições específicas para as habilidades corporais, a expressividade e a criação em dança. Propomos  a utilização criativa da abordagem somática Ideokinesis, por meioda prática com as nove linhas de movimento indicadas por Lulu Sweigard (1974). Na videodança “Redes Internas: ligações contínuas” apoiamos na prática como pesquisa (PAR). Propomos  refletir o percurso priorizado  na videodança discorrendo sobre as linhas de movimento utilizadas, modos de organização e escolhas realizadas. Passar, transpassar, estar entre… entender caminhos, preencher e ainda ter espaço para acomodar. Conectar-se, associar, não descolar e reverberar. Soltar sim, pelo estudo, pelo autoconhecimento. A prática destaca o início de um reconhecimento, que passa por imagens, sensações, percepções, sentimentos e pensamentos, que  emergem, escondem-se e ressurgem  no corpo  na criação cênica.