Redes Sociais X Jornalismo: Uma Peleja com Regras Invertidas? Um Estudo de Caso da Cobertura do Mundial Interclubes
Por Sergio Montero Souto (Autor).
Em 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
Esta comunicação busca investigar a utilização, por sujeitos das redes sociais, de instrumentos, historicamente, associados ao jornalismo, para contraporem-se à narrativa dominante nos veículos tradicionais de imprensa. Recorreu-se ao estudo de caso da disputa na produção de sentidos da final do Mundial de Clubes 2019, entre Liverpool e Flamengo. Naquela ocasião, as redes sociais expuseram capas, matérias, vídeos e opiniões pretéritas de jornalistas e veículos de imprensa, para contestar, a partir de material produzido no passado pelos próprios veículos, a gramática que exaltava o clube carioca como detentor da “melhor exibição de um sul-americano contra um europeu”. Ou na jocosidade das torcidas, “o melhor vice-campeão”.