Resumo

O objetivo desta pesquisa foi desenvolver, aplicar, avaliar, re-elaborar, reaplicar e reavaliar um programa temático de Educação Física para o ensino fundamental com base nos elementos da cultura corporal de movimento, sendo esta a exigência do conhecimento a ser produzido, propondo e detalhando estratégias adequadas para o desenvolvimento de competências e habilidades, através dos conteúdos da Educação Física em suas três dimensões (conceitual, atitudinal e procedimental). O referencial teórico é caracterizado pela discussão sobre os fundamentos, tendências e organização didática da Educação escolarizada, bem como da Educação Física como componente curricular. Apresenta, igualmente, um estudo sobre o ensino reflexivo como uma possibilidade de reflexão na e sobre a ação, utilizada como norteador do processo, bem como uma discussão sobre as dimensões do conteúdo – conceitual, procedimental e atitudinal – que subsidiarão o desenvolvimento da prática pedagógica. Por meio de estudo de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, foi realizada uma pesquisa de campo que constou das seguintes etapas: avaliação de um programa temático, parcialmente desenvolvido por professores da rede pública de ensino e coordenado pelo pesquisador; elaboração, execução e avaliação de um programa temático para o ano de 2002; re-elaboração, execução e avaliação de um programa temático para o ano de 2003. O programa foi desenvolvido em uma escola da rede pública estadual do município de Macatuba – SP, nas quatro últimas séries do ensino fundamental, sendo que se objetivou descrever com mais propriedade as ações desenvolvidas na 7ª série do ano de 2002 e na 8ª série no ano subseqüente. Os resultados foram apresentados de forma descritiva, traduzindo as facilidades e dificuldades encontradas pelo professor-pesquisador como: a resistência inicial dos alunos, a opção pelos conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais) e sua ampliação ao longo do percurso; ao tratamento dado à coletividade e individualidade dos alunos; a possibilidade de um tratamento interdisciplinar e a aplicação de uma ampla diversidade de estratégias. Conclui-se que as competências decorrentes da aplicação de um Programa Temático no ensino fundamental levam a sugerir sua aplicabilidade como uma possibilidade a mais do ensino da Educação Física na escola e da integração do aluno na Cultura Corporal.

 

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