Quem Ama o Tradicional, Bonito lhe Parece Significados Discentes Atribuídos à Escola, à Educação Física e ao Lazer
Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção discente acerca de aulas de Educação Física (EF), a escola e o lazer. Uma das situações mais comuns percebidas no cotidiano escolar têm sido o desânimo dos alunos frente à maioria das atividades desenvolvidas na escola, independente da disciplina, acentuando esse problema ao final do Ensino Fundamental. Como percurso metodológico, realizamos primeiramente uma pesquisa bibliográfica, sendo este um estudo qualitativo. Na segunda fase da pesquisa, realizamos a pesquisa de campo, de tipo participante, em que foram realizadas ações pedagógicas junto a alunos do Ensino Médio, com foco na educação para o lazer. Como resultado consideramos que os discentes gostariam que as aulas de EF e a escola pudessem modificar seu modelo tradicional minimizando o desânimo e a falta de comprometimento dos alunos principalmente no Ensino Médio.
Referências
BETTI, M. Entre Assistir e Praticar: Educação Física, Esporte, Televisão e Lazer. In: MARCELLINO, N.C. (org.) Lúdico, educação e educação física. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013. p. 217-232.
BETTI, M. A janela de vidro: Esporte, televisão e educação física. Campinas: Papirus, 2003.
______; LIZ, M. T. F. Educação Física escolar: a perspectiva de alunas do ensino fundamental. Motriz, Rio Claro, v.9, n.3, p.135-142, set./dez, 2003.
______.; ZULIANI, L. R. Educação Física Escolar: Uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v.1, n.1, p.73-81, 2002.
BRACHT, V. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005.
______. Educação Física e Aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.
BRASIL. Medida Provisória 746/2016. Diário Oficial da União. Brasília: DF. 23 de setembro de 2016.
BUNGENSTAB G. C.; ALMEIDA F. Q. Práticas Corporais nas Escolas de Ensino Médio situadas em Vitória/ES. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 1, p.156-168, jan./mar., 2016.
CAILLOIS, R. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia, 1990.
CALDAS, R. F. L.; HUBNER, M. M. C. O desencantamento com o aprender na escola: o que dizem professores e alunos. Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo. v.3, n.2, p.71-82. 2001.
CARLAN, P.; KUNZ, E.; FENSTERSEIFER, P. E. O esporte como conteúdo da Educação Física escolar: estudo de caso de uma prática pedagógica "inovadora". Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 4, p. 55-75, out./dez., 2012.
CASTELLANI FILHO et. al. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 2009.
CONCEIÇÃO, V. M. da. Lazer, educação física escolar e adolescência: um estudo com escolares de Ribeirão das Neves / MG. 2013. 173f. Dissertação (Mestrado em Lazer). Curso de Mestrado da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, UFMG, Belo-Horizonte, 2013.
CORDOVIL, A. de P. R.; GOMES, C. F.; MOREIRA, E. C. M., SILVA, M. C. da. O espaço da Educação Física na escola: Um estudo sobre os conteúdos das aulas no ensino médio. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 4, out./dez., 2015.
CRUZ de OLIVEIRA, R. Na “periferia” da quadra – Educação Física, cultura e sociabilidade na escola. 2010. 201 f. Tese (Doutorado em Educação Física). Curso de Educação Física, Departamento de Educação Física, Unicamp, Campinas, 2010.
DAOLIO, J. Da cultura do corpo. 2. ed. Campinas: Papirus, 2011.
______. Cultura: educação física e futebol. 3. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2006.
DARIDO, S. C. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.18, n.1, p.61-80, jan./mar. 2004.
DEMO, P. Metodologia Científica em Ciências Sociais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
DUMAZEDIER, J. Valores e conteúdos culturais do lazer. São Paulo: SESC, 1980.
FONSECA, C. A. O lazer na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): uma análise documental. 2018. 138 f. Dissertação. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, UFMG, Belo Horizonte, 2018.
GARGANTA, J. O ensino dos jogos desportivos colectivos. Perspectivas e tendências. Movimento. ano IV, n. 8, p. 19-27, 1998a.
______. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (orgs.) O Ensino dos Jogos Desportivos. FCDEF-UP: Centro de Estudos dos Jogos Desportivos, 1998b. p. 11-25.
GOMES, C. L. Lazer, Trabalho e Educação: relações históricas, questões contemporâneas. Belo Horizonte: Editora UFME, 2008.
GONZÁLES, F. J.; FRAGA, A. B. Afazeres da Educação Física na Escola: planejar, ensinar, partilhar. Erechim: Edelbra, 2012.
HERDEIRO, R. C. A relação entre esporte escolar e esporte de alto rendimento: recreação, reprodução e distinção. 2013. 152 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação Física / Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação Física - UnB, Brasília, 2013.
ILHA, F. R. da S.; HYPOLITO, Á. M. Esportivização da Educação Física escolar: um dispositivo e seus regimes de enunciação. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 1, 173-186, jan./mar., 2016.
LAFARGE, P. O direito à preguiça. São Paulo: Hucitec, Editora UNESP, 2000.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LOPES da SILVA, C. Legados de megaeventos esportivos: perdas e ganhos para a Educação Física escolar. In: MARCELLINO, N. C. (org). Legados de Megaeventos esportivos. Campinas: Papirus, 2013. p. 221-240.
LOPES da SILVA, C.; SILVA, T. P. Lazer e Educação Física: Textos didáticos para a formação de profissionais do lazer. Campinas: Papirus, 2012.
MARCELLINO, N.C. Lúdico e Lazer. In: MARCELLINO, N. C. (org.) Lúdico, educação e educação física. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013. p. 13-30.
______. Lazer e Educação. 10. ed. Campinas: Papirus, 2010. 164p.
MARCELLINO, N.C. Lazer e sociedade: algumas aproximações. In: MARCELLINO, N. C. (Org.). Lazer e sociedade: múltiplas relações. Campinas: Editora Alínea, 2008. p. 11-26.
______. Lazer e cultura: algumas aproximações. In: MARCELLINO, N. C. (org.). Lazer e cultura. Campinas: Editora Alínea, 2007. p. 9-30.
______. Para tirar os pés do chão: corrida e associativismo. São Paulo: Hucitec, 1999.
NUNES, F. S. As práticas da educação física no lazer: relato de experiência na docência universitária. In: COTES, M.; NUNES, F. S.; MUSSI, R. F. de F. (Orgs.). Lazer e meio ambiente: pesquisa, extensão e práticas pedagógicas. Goiânia: Kelps, 2019. p.121-142.
OLIVEIRA, J.; GRAÇA, A. O ensino do Basquetebol. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (orgs.) O Ensino dos Jogos Desportivos. FCDEF-UP: Centro de Estudos dos Jogos Desportivos, 1998. p. 61-94.
PINHEIRO, M. C.; PINTO, R.; ALBUQUERQUE, A.; PEREIRA, A. “Outra vez, professor?” Percepções de alunos em relação à Educação Física. Motrivivência. Ano XXV, nº 40, p. 90-105, jun./2013.
REQUIXA, R. O lazer no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1977.
REVERDITO, R.; SCAGLIA, A. J. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo: Phorte, 2009.
ROCHA, H.; CORDOVIL, J. O ensino do Rugby. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (orgs.) O Ensino dos Jogos Desportivos. FCDEF-UP: Centro de Estudos dos Jogos Desportivos, 1998. p. 219-244.
RUSSEL, B. O elogio do Lazer. Companhia Editora Nacional: São Paulo, 1957.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr., 2007.
SOUZA, V. de F. M.; COSTA, L. C. A. da; ANVERSA, A. L. B.; MOREIRA, S. M. Da ação pedagógica à mudança da prática docente: os jogos e as brincadeiras em uma experiência com o ensino médio. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 1, p. 3-14, jan./mar, 2017.
SOUSA, D. Q. de O. Esporte de Aventura na Escola: possibilidades de diálogo com a mídia-educação. 2016. 174 f. Dissertação. Curso de Mestrado em Educação Física, Centro de Ciências de Saúde, UFRN, Natal, 2016.
TENÓRIO, J. G.; LOPES da SILVA, C. Espaços públicos de lazer: experiência pedagógica em Educação Física em uma Escola Estadual de Mato Grosso. Revista Sodebras, v. 12, nº 137, p. 118-123, maio, 2017.
______. O desinteresse dos estudantes pelas aulas de educação física em uma escola de ensino público do estado de Mato Grosso. Salusvita, Bauru, v. 34, n. 1, p. 27-44, 2015.
TENÓRIO, J. G. Lazer e Educação Física escolar: experiência pedagógica em uma escola da rede estadual de Ensino de Mato Grosso. Licere. Belo Horizonte, v.15, n.3, p. 1-23, set. 2012.