Resumo

Este artigo pretende examinar o ensino de geografia na ótica de professores da rede estadual paulista, neste final de século. Busca relacionar (conectar) o tecnicismo da década de 1970 ao periodo da ditadura militar e a influência no ensino de geografia, principalmente pelo advento da geografia teorética. Aborda também o movimento de renovação do qual emerge a crítica à geografia e o impacto causado pela Proposta Curricular de Ensino de Geografia/Cenp/SE entre os professores. Tece considerações sobre os efeitos causados e constata a presença contraditória de um orgão oficial do estado na condução das discussões e da sua implantação. Palavras-chave: ensino de geografia, influências históricas, tecnicismo, crítica. * Agradecimento especial ao professor Antonio Carlos Pinheiro, do Departamento de Geografia da Puccamp, pelas contribuições na elaboração deste artigo e em particular pelo companheirismo nestes anos de luta. ** Técnica pedagógica em geografia da 1a Delegacia de Ensino de Campinas-SP e pós-graduanda em Metodologia do Ensino da Faculdade de Educação da Unicamp.