Resumo

Referências

ABIB, P.R.J. Capoeira angola: cultura popular e o jogo dos saberes na roda. Salvador: EDUFBA, 2005.

AGUIAR, W.M.J.; OZELLA, S. Núcleo de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Revista Psicologia: Ciência e Profissão. Brasília, v.26, n.2, p.222-245, 2006.

ANDER-EGG, E.; IDÁÑEZ, M.J.A. Cómo elaborar un proyecto: guia para diseñar proyectos sociales y culturales. Madrid: Instituto de Ciencias Sociales Aplicadas, 1997.

BUSS-SIMÃO, M.; FIAMONCINI, L. Educação física na educação infantil: reflexões sobre a possibilidade de trabalhos com projetos. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v.16, n.1, p.297-314, 2013.

CASTEL, R. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 1999.

CASTRO, M.G.; ABRAMOVAY, M. Cultura, identidades e cidadania: experiência com adolescentes em situação de risco. In: COMISSÃO NACIONAL DE POPULAÇÃO E DESENVOLVIMENTO. Jovens acontecendo nas trilhas das políticas públicas. Brasília: CNPD/Ipea, 1998, p.571-642.

CORDEIRO, Y.C. A participação da prática da capoeira no processo de constituição da identidade adolescente. 2007. 131f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2007.

COUTO, A.C.P.; COUTO, M.A. A gestão de projetos sociais e o lazer. In: ISAYAMA, H.F.; SILVA, S.R. (Org.). Estudos do lazer: um panorama. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011, p.81-95.

FALCÃO, J.L.C. A escolarização da capoeira. Brasília: Royal Court Editora, 1996.

FARIA, E.L.; et al. Lazer e educação: abordando as práticas culturais de crianças e jovens como contexto de aprendizagem. In: ISAYAMA, H.F.; SILVA, S.R. (Org.). Estudos do lazer: um panorama. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011, p.7-33.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. FRIGERIO, A. Capoeira: de arte negra a esporte branco. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Rio de Janeiro: v.4, n.10, p.85-98, 1989.

GOHN, M.G.M. A Educação não formal e a relação escola comunidade. Eccos Revista Científica, São Paulo, v.6, n.2, p.39-65, 2004.

GOHN, M.G.M. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio, Rio de Janeiro, v.14, n.50, p.27-38, 2006.

GOMES, M.C.; CONSTANTINO, M.T. Projetos esportivos de inclusão social – PIS: crianças e jovens. In: DA COSTA, L.P. (Org.) Atlas de esporte no Brasil: atlas do esporte, educação física e atividade física de saúde e lazer no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2005, p.602-612.

Acessar