Reflexão da importância do programa residência pedagógica na formação de acadêmicos do curso de educação física licenciatura
Por Guilherme Araujo da Silva Miguel (Autor), Graciela Veloso Ribeiro (Autor), Betania Maria Araujo Passos (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 6, n 6, 2023.
Resumo
Uma boa formação dos professores Licenciados em Educação Física é essencial para a área da educação, e a Residência Pedagógica (RP) é uma poderosa ferramenta que aproxima toda teoria que o acadêmico adquire em seu período de graduação com a prática, possibilitando que o futuro discente tenha uma proximidade maior com o seu futuro profissional e construa uma bagagem de experiência sólida e robusta. O objetivo desse estudo é fazer uma reflexão da importância do RP para a formação do acadêmico do curso de educação física licenciatura. Justificando se por conscientizar futuros acadêmicos sobre a importância da participação de programas de iniciação à docência. Este estudo trata-se de uma revisão literária, com corte transversal e análise qualitativa dos dados, a análise feita foi referente aos objetivos, metodologia, resultados e conclusões de trabalhos científicos que abordam a temática residência pedagógica na formação dos acadêmicos, relato de experiencia de acadêmicos que participaram do RP, e suas contribuições na formação de licenciados em educação física. O RP é um programa bem sucedido que amplia habilidades e conhecimentos dos residentes. Proporciona contato com a prática docente e fortalece a identidade profissional dos futuros professores de educação física, impacta positivamente na formação dos acadêmicos conectando a teoria e prática para formar educadores sólidos. Portanto, conclui-se que, o RP amplia a experiência do acadêmico ao integrar a teoria e a prática, com uma carga horária estendida que oferece uma melhor vivência no meio escolar, e com isso é essencial uma orientação mais eficiente para futuros acadêmicos do curso de educação física licenciatura sobre programas de iniciação à docência como oportunidade de construir uma identidade profissional mais sólida, robusta e preparada.