Resumo

A reflexão é parte fundamental da formação inicial de professores. Permite desenhar atividades e estratégias para uma prática centrada no processo de atuação de quem a aplica para um melhor desempenho. O objetivo deste estudo é identificar os fatores associados ao processo de reflexão docente em educadores físicos da Benemérita Escola Normal Veracruzana. É um estudo quantitativo, transversal, exploratório e observacional, com questionário autoaplicável, com questões pré-codificadas. A análise das informações foi realizada no SPSS vers. 23. Os resultados dos fatores associados à reflexão do professor: Originalmente de Xalapa (0,020); nível socioeconômico alto (0,074); dependente economicamente (0,0001); pai ou responsável com grau de bacharel ou superior (0,0004); e que exerçam atividade que os remunere economicamente (0,003). No teste de Mantel Haenszel X², foi encontrado um valor de p de 0,0351. A reflexão é parte fundamental da formação inicial de professores e permite o desenho de atividades e estratégias e confere ao desenvolvimento da reflexão docente uma grande importância na sua formação pedagógica.

Unitermos: Reflexão, Educação Física, Formação de professor

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