Resumo

Introdução: O Futebol Americano tem sua prática crescente nas últimas décadas no Brasil, no entanto a produção científica sobre o seu ensino, no país e fora dele, não tem acompanhado tal crescimento, sendo quase inexistente. Objetivo: A partir de uma proposta teórica de Júlio Garganta (1995) o presente estudo discutiu, como os métodos de ensino de jogos esportivos podem ser pensados para o Futebol Americano. Metodologia: O presente trabalho é constituído de uma revisão bibliográfica. Foram realizadas pesquisas em diversos sistemas de busca acadêmica, utilizando-se palavras chave “Futebol Americano, “Ensino”, “Pedagogia”, “Júlio Garganta”, além de uma pesquisa em toda a extensão das publicações de Júlio Garganta. Também foram selecionados livros de referência estadunidenses sobre o treinamento de futebol americano, escolhidos à partir de avaliações de leitores, treinadores e técnicos. Resultados: Autores como Bayer (1994) e Garganta (1995) propõem um ensino através de jogos condicionados, o que possibilitaria o desenvolvimento de jogadores que se adaptassem melhor a situações imprevisíveis. Esta proposta confronta com o ensino tradicional do futebol americano focado nas técnicas. Hobsbawm (1984) permitiu entender como o esporte também é produtor de tradições e como elas podem ser modificadas. Conclusões: Esse estudo concluiu que o Futebol Americano pode ser ensinado e jogado de diversas maneiras e o método proposto por Garganta (1995) possui potencial para auxiliar nas estruturações das práticas desse ensino, assim como no desenvolvimento de jogadores com uma melhor compreensão do jogo, capazes de encontrarem soluções diferentes e criativas para os problemas encontrados no jogo.

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