Reflexão Sobre o Planejamento em Educação Física em Uma Escola da Rede Estadual da Paraíba
Por Cínthia Araújo Barbosa (Autor), José Gonçalo dos Santos Neto (Autor), Maria do Perpetuo Socorro Campos Fernandes (Autor), Miguel Ernesto Silva Filho (Autor), Fernando José de Paula Cunha (Autor), Melina Silva Alves (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
O presente estudo trata-se de um relato de experiência das atividades de planejamento desenvolvidas pelo PIBID EF da UFPB durante o ano letivo de 2019. Apresenta como objetivo descrever a contribuição do PIBID no processo de sistematização do Planejamento de Ensino da EF na Escola Estadual Profª Antônia Rangel de Farias. A base teórico-metodológica orientadora do projeto ancora-se na Pedagogia Histórico – Crítica (PHC) e na Abordagem Crítico – Superadora (ACS), ambas apresentam como necessidade a socialização do conhecimento científico no processo de escolarização. As reflexões acerca do planejamento das aulas de EF demonstraram a importância do envolvimento de professores e estudantes neste processo. É preciso planejar para que os conteúdos e a metodologia aplicada nas aulas de EF apresentem-se como uma ponte que leve os alunos a desenvolver a totalidade de suas capacidades.