ReflexÕes Acerca do Papel da Re-significaÇÃo do Corpo Pela EducaÇÃo FÍsica Escolar, Face Ao EstereÓtipo de Corpo Ideal ConstruÍdo na Contemporaneidade.
Por Aldo Antonio de Azevedo (Autor), Andréia Santos Gonçalves (Autor).
Em Conexões v. 5, n 1, 2007. Da página 67 a 85
Resumo
O presente artigo, de cunho interpretativo, apresenta uma reflexão acerca do papel da Educação Física Escolar na re-significação do corpo, face ao estereótipo construído na contemporaneidade. Recorre-se, às contribuições de alguns estudiosos do corpo, em especial, Le Breton; de algumas idéias de sociólogos como Durkheim e Foucault e do antropólogo Mauss. Aborda-se, também, reflexivamente a questão do corpo, no “fazer” Educação Física, onde o professor e os alunos reúnem possibilidades de re-significação do corpo pela conscientização, superando a fragmentação e propondo a interdisciplinaridade na sua constituição. A reflexão exige, portanto, o reconhecimento da realidade da prática pedagógica da Educação Física na escola, enquanto espaço social emancipatório e não apenas mero reprodutor de práticas a-críticas. Palavras-Chave: Corpo; Contemporaneidade; Re-significação; Mídia; Educação Física Escolar.