Resumo

O desporto é um patrimônio da humanidade e, como tal, integra as atividades desenvolvidas em uma Universidade. Diante de questionamentos relacionados ao papel que o desporto representa nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, investigamos diferentes aspectos referentes a essa temática. O objetivo geral deste estudo consiste em desvelar o desporto no ambiente universitário e sua relação com o papel do treinador como mediador do processo de ensino e aprendizagem da modalidade futsal, como meio de representação universitária competitiva. A pesquisa foi constituída de um estudo de caso, mediante um delineamento qualitativo, utilizando como instrumento entrevistas. Foram compostas por perguntas abertas, visando à exploração do pensamento nas respostas dadas, os sujeitos entrevistados foram os jogadores das equipes de futsal, os gestores da IES escolhida e um ex-treinador da modalidade, sendo todos envolvidos com o desenvolvimento do desporto. Para a análise dos resultados foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, proposta por Lefevre e Lefévre (2003). Verificamos que os discursos dos jogadores ressaltam a importância do desporto na Universidade como atividade educativa; revelam aspectos importantes para o desenvolvimento das equipes de representação competitiva; e apontam que as ideias defendidas pela Pedagogia do Desporto consistem em diretrizes norteadoras para o desenvolvimento das ações pedagógicas promovidas pelos treinadores. Os gestores e o ex-treinador indicam que o desporto pode contribuir para a formação educacional dos alunos, como também apontam a ausência de um projeto político institucional para atrelar o desporto como meio para auxiliar a formação dos alunos. Na opinião deste pesquisador, as informações encontradas revelaram muitas incoerências entre os discursos e a realidade do desenvolvimento do desporto nessa IES. Nos discursos analisados, foi possível identificar que a Universidade pesquisada apresenta um trabalho relevante para o desporto universitário, porém, não identificamos o desporto como atividade integrante do projeto formativo ofertado pela instituição, fato este que dificulta as ações dos profissionais de Educação Física presentes na IES.

Acessar Arquivo