Reflexões da docência em disciplinas de lutas casos de ensino enquanto técnica investigativa
Por Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira (Autor), Viviane Preichardt Duek (Autor), Alcides José Scaglia (Autor), Amândio Braga Santos Graça (Autor), Gelcemar Oliveira Farias (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo é averiguar o ensino de disciplinas de lutas por professores universitários considerando a base de conhecimentos. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa dos dados coletados. Como técnica de pesquisa foi utilizado um caso de ensino voltado a temática lutas. Participaram do estudo cinco professores de ensino superior que lecionam disciplinas com a temática lutas em cursos de licenciatura em Educação Física. Foram apresentadas as reflexões dos participantes, possibilitando compreender e dialogar com a literatura sobre as lutas na formação, na atuação profissional e na profissão docente formador dos participantes. Pode-se concluir que a utilização da técnica de casos de ensino pode oportunizar reflexões e pontos de vista distintos sobre assuntos pertencentes a profissão professor, além disso, os resultados apontam para olhares preocupados com a formação de futuros professores, como também para as problemáticas apresentadas (ensino da técnica, escolhas e estratégias pedagógicas, além das transformações da prática). Os professores investigados trouxeram suas experiências marcantes a partir da base de conhecimentos para o ensino.