Resumo

O objetivo deste estudo é averiguar o ensino de disciplinas de lutas por professores universitários considerando a base de conhecimentos. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa dos dados coletados. Como técnica de pesquisa foi utilizado um caso de ensino voltado a temática lutas. Participaram do estudo cinco professores de ensino superior que lecionam disciplinas com a temática lutas em cursos de licenciatura em Educação Física. Foram apresentadas as reflexões dos participantes, possibilitando compreender e dialogar com a literatura sobre as lutas na formação, na atuação profissional e na profissão docente formador dos participantes. Pode-se concluir que a utilização da técnica de casos de ensino pode oportunizar reflexões e pontos de vista distintos sobre assuntos pertencentes a profissão professor, além disso, os resultados apontam para olhares preocupados com a formação de futuros professores, como também para as problemáticas apresentadas (ensino da técnica, escolhas e estratégias pedagógicas, além das transformações da prática). Os professores investigados trouxeram suas experiências marcantes a partir da base de conhecimentos para o ensino. 

Acessar