Reflexões e discussões sobre as Lutas segundo a Base Nacional Comum Curricular
Por Rafael Carvalho da Silva Mocarzel (Autor), Fabio José Cardias-Gomes (Autor), Paulo Ricardo Gayer Pereira da Costa (Autor).
Resumo
A nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC) determina a presença das lutas, artes marciais e esportes de combate no escopo dos conteúdos da Educação Física Escolar do terceiro ano do ensino fundamental até os anos finais, podendo ser ampliado para o ensino médio. Assim sendo, estes conteúdos foram divididos em quatro blocos: a) lutas comunitárias; b) lutas indígenas e afro-brasileiras; c) lutas do Brasil e d) lutas do mundo. Considerando o objetivo e amplitude desses conteúdos que ultrapassam o ato de lutar, pois se estende ao ato de forma seres humanos, esse artigo vem apresentar estes quatro blocos e as suas possibilidades de trabalho com os alunos nas escolas, seja através de atividades psicomotoras, jogos de luta, modalidades específicas ou conteúdos teóricos reflexivos vindos tanto das ciências humanas, das ciências biológicas e ciências exatas que permitem aos “alunos”, através das lutas, artes marciais e esportes de combate, adquirirem habilidades e competências desde a prática corporal como defesa-pessoal, autoconhecimento e prevenção-promoção da saúde ou o autocuidado até a transferência dos princípios, conhecimentos e valores das mesmas para a vida em sociedade.