Resumo

A importância de compreender a intencionalidade do ensino dos esportes enquanto conteúdo na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o objetivo do estudo. Sendo a pesquisa qualitativa de caráter exploratório. A análise ocorreu com o texto introdutório da unidade temática esportes e suas subdivisões que são os objetos de conhecimento e habilidades propostas como expectativas de aprendizagem. A BNCC considera o esporte e sua diversidade cultural em seu texto introdutório. Porém, ao aprofundar para as subdivisões dos esportes, os objetos de conhecimento possuem exclusivamente como critério de organização elementos da lógica interna/organização, sendo as habilidades propostas para os esportes predominância da lógica interna/organização interna, sem propor alterações pedagógicas para ampliar a participação inclusiva e democrática dos estudantes no processo de ensino dos esportes. Apenas quatro de 13 habilidades relacionadas aos esportes consideraram elementos da lógica externa, como doping, conflitos e mídia.  Possibilitando refletir sobre os esportes e suas intencionalidades/interesses na escola.

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